Engenharia Eletrônica

03/02/2012 09:01

 

Bacharelado

É a modalidade da engenharia que se ocupa do projeto e desenvolvimento de componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, utilizados na área de automação industrial, sistemas de potência, bioengenharia e eletrônica de consumo (rádio, TV e vídeo). O profissional atua na área de materiais eletroeletrônicos, sistemas de medição e de controle eletroeletrônico, desenvolvimento de sistemas, sistemas embarcados, equipamentos biomédicos e informática médica. Entre suas responsabilidades estão a instalação, a operação e a manutenção desses sistemas e equipamentos. Também faz estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

O mercado de trabalho

"De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, a demanda atual para esse engenheiro é 50% maior do que o número de profissionais que entram no mercado todos os anos", conta Egon Luiz Muller Júnior, coordenador do curso da Unifei, em Minas Gerais. Ele é contratado para desenvolver, produzir e comercializar equipamentos eletroeletrônicos, tanto em microempresas como nas multinacionais. Também pode atuar como autônomo. As cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos concentram as principais vagas. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

Nos dois primeiros anos, o currículo é forte em matérias da área de exatas, como cálculo diferencial, física, matemática, geometria, desenho técnico e estrutura de dados. Depois começam disciplinas mais específicas, como sistemas digitais, circuitos elétricos, eletrônica e eletromagnetismo. Em algumas escolas, esse curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica. A realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. 

Duração média: cinco anos 

Outros nomes: Eng. Elétr. (eletrôn.); Eng. Elétr. (eletrot.); Eng. Elétr. (ênf. em eletrôn.); Eng. Eletrôn. (com ênf. em autom. ind.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. e telecom.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. ind.); Eng. Eletrôn. (ênf. em telecom.).

O que você pode fazer

Projeto

Projetar, desenvolver e gerenciar novos sistemas eletroeletrônicos ou equipamentos para ser usados na indústria.

Manutenção

Instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos eletroeletrônicos.

Consultoria

Assessorar pequenas empresas nos projetos de sistemas eletroeletrônicos ou de equipamentos.

 


Professores responsáveis: Adriana Oliveira e Vinícius Delfino