Um Brasil com a nossa cara

12/07/2012 16:44

 

O contexto cidadania nasceu na Grécia Clássica, com o intuito de designar toda forma de participação de um indivíduo dentro da sociedade. Porém mais importante do que a origem da palavra é o seu significado que, ao longo da história, foi se modificando, passando a representar todo o conjunto de direitos e deveres que cada cidadão dispõe.

A história da cidadania sempre esteve intimamente ligada à luta de todas as classes pelo direito comum. Um exemplo disso está na luta pela independência do nosso país que foi, na verdade, um autêntico grito pela cidadania. No entanto, mesmo com todas as dificuldades pelas quais a sociedade brasileira passou para ser reconhecida como cidadã, muitos ainda não conseguem enxergar o quão importante é a participação de cada um no que diz respeito ao bem público.

Assim, grande parte dos brasileiros não participa do mundo político, fazendo com que este se torne uma verdadeira contradição aos desejos da sociedade. Uma das únicas contribuições do cidadão neste sentido é o voto, que, em sua grande parte é visto mais como uma obrigação do que uma forma de se expressar. E assim, aliada a uma grande falta de informação causada justamente pela não-participação do indivíduo na área política, o voto acaba passando de “mocinho” a “vilão” da história, visto que a má escolha de um governante pode trazer sérios problemas para todo o país.

Desta forma, como vimos no discurso de posse de Dilma Roussef: “É importante lembrar que o destino de um país não se resume à ação do governo; é resultado do trabalho e ação transformadora de todos os brasileiros e brasileiras”; temos a certeza de que um bom país só se faz quando há interação do cidadão na vida política, participando e dando sua opinião em todos os assuntos. Ora, se o cidadão não expressar suas necessidades e desejos para com seus governantes, como eles vão saber o que é melhor para a nação?

O brasileiro precisa entender que sua participação é indispensável em qualquer decisão política, e que uma nação digna de se viver só é possível quando todos colaboram e fazem com que suas vozes sejam ouvidas, construindo assim um Brasil com a nossa cara.

Aluna: Eliane Lima de Aquino 3°m²

Professora: Gislani


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino