O Desprestígio do Professor Brasileiro

09/02/2012 19:37

Segundo o dicionário de Língua Portuguesa professor significa; pessoa que ensina uma ciência, arte, língua ou outro conhecimento. Para se ter uma ideia, é uma das profissões mais antigas e mais importantes. Importãncia que não é valorizada no Brasil, ou as autoridades não percebem que para existir as outras profissões deve se ter um professor para ensinar. Melhor, vamos pensar como seria a humanidade sem os professores... Um imperador, um primeiro ministro, um presidente, um governador... Óbvio que essas personalidades são o que são graças a um professor. Então por que essa profissão não é reconhecida e cada vez está mais despretigíada?

Na concepção do imperador chinês atual os professores são os únicos que não devem fazer reverência a eles, porque graças aos professores que se tem imperadores. Infelizmente não é desse modo que os governantes de nosso país pensam. Se querem tanto melhorar a educação, deve-se primeiramente focar nos educadores, dá a eles uma preparação adequada, uma base salarial que um professor de verdade merece. Daí estarão motivando e valorizando uma profissão essencial em uma nação que quer tanto alcançar o ápice do desenvolvimento. 

Nesse mesmo contexto; uma reportagem do quadro do "jornal nacional" mostrou a situação dos professores no Brasil, e o desinteresse dos jovens em se tornar um educador, principalmente por causa do salário. E em cada ano o número de formandos em licenciatura cai, que daqui alguns anos vai ser difícil de completar o quadro de professores de algumas escolas, as públicas então estão mais próximas, por conta da agressividade dos alunos que aumenta com os professores que muitas vezes sem motivo são espancados em sala de aula por até mesmo carteiras voadoras. 

“Enquanto você não conseguir trazer o jovem motivado e bem qualificado para a carreira de professor, você não consegue fazer um salto na educação”, afirma diretora de uma escola ao jornal nacional.

Porém, professores em muitos países, até os vizinhos ganham o triplo do que os brasileiros e dão um pulo na educação, o Brasil é classificado como um dos países que tem o pior salário de professores iniciantes. O profissional já começa sua carreira desmotivado com o baixo salário. 

Portanto para ocorrer uma revolução no país é preciso que o processo tenha início na educação e que o professor torne o protagonista desse processo. Uma nação só cresce com a união dos educadores junto com o governo em pról de melhorar a educação verde e amarela e prosperar para um Brasil descente.

 

Por: Vinícius Delfino 3°m¹


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino