Naturologia

22/12/2011 15:51

Bacharelado

É o estudo dos recursos naturais e de seu uso na promoção, na manutenção e na recuperação da saúde. Esse bacharel pesquisa, ensina, orienta e utiliza terapias naturais na prevenção e no tratamento de doenças ou distúrbios físicos ou na melhoria da qualidade de vida do homem. Atua em equipes multiprofissionais, buscando o restabelecimento do equilíbrio energético dos pacientes, com o emprego de grande variedade de técnicas e materiais. Estão na lista plantas medicinais, essências de flores, cores e luzes, massagens, alimentação saudável e atividades físicas. Quase 150 terapias alternativas são listadas pela ONU, o que revela o crescente reconhecimento e respeito pelo trabalho desse profissional. Ele pode atuar, ainda, no gerenciamento de clínicas que aplicam esses métodos e essas técnicas.

O mercado de trabalho

O mercado para o naturólogo está em alta, graças à popularização do trabalho em diversos setores. Cerca de metade dos formados opta por abrir consultório. "Isso ainda acontece porque a profissão é nova e está sendo reconhecida, especialmente fora dos centros urbanos. Por esse mesmo motivo, os editais de concursos públicos que oferecem vagas ao naturólogo são muito poucos, e ele se coloca mais facilmente no setor privado", afirma Fernando Hellmann, coordenador do curso da Unisul. Os spas - hotéis para tratamento estético ou de saúde, em geral fora das cidades, como o Medical Day Spa, em Jundiaí (SP) -, os spas urbanos - existentes nas grandes cidades para quem deseja passar apenas um dia - e as clínicas multidisciplinares oferecem trabalho. Na área médica, é grande a procura por naturólogos para, entre outras coisas, compor equipes que atuem em programas de saúde da família. Há mais oportunidades na alta temporada em hotéis e cruzeiros marítimos que mantêm programas de controle e tratamento de estresse. Além das clínicas de terapias naturais, nas capitais e nas cidades de médio e grande portes, há vagas em casas de repouso, hospitais e escolas particulares, que têm programas de prevenção e educação para a saúde. Empresas, bancos e indústrias vêm contratando esse profissional para trabalhar em programas de qualidade de vida de seus funcionários. Asilos e creches são um nicho para o profissional. Cresce a procura por naturólogos para atuação em comunidades carentes e no setor acadêmico, como professores e educadores, mas nesse caso é preciso fazer pós-graduação.

Salário inicial: de R$ 80,00 a R$ 100,00 (por consulta de 2 horas; fonte: Instituto Brasileiro de Naturologia).

O curso

O curso inclui formação prática e teóricocientífica em diversas terapias que têm como base a medicina tradicional chinesa e a ayurveda. Na Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, o currículo é composto de técnicas como ioga e meditação, aromaterapia, massoterapia, hidroterapia e iridologia, entre outras. Na Unisul, os alunos aprendem a lidar com aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia, reflexoterapia e florais. A prática profissional começa nos primeiros semestres e o estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem, ainda, uma monografia no fim do curso.

Duração média: quatro anos e meio.

O que você pode fazer

Educação

Dar palestras e cursos sobre educação alimentar e técnicas para promoção e manutenção de saúde em instituições, escolas e empresas.

Terapias

Auxiliar na manutenção da qualidade de vida e no tratamento de distúrbios de saúde, utilizando terapêuticas naturais, como as seguintes:

Aromaterapia

Uso de óleos essenciais que ajudam a promover a qualidade de vida.

Cromoterapia

Uso de cores e luzes em pontos de acupuntura.

Fitoterapia

Tratamento à base de plantas.

Geoterapia

Massagem térmica com pedras e cristais.

Hidroterapia

Tratamento à base de água.

Massoterapia

Massagens para equilíbrio energético.

Talassoterapia

Tratamento por meio de banhos de mar.

 


Professores responsáveis: Adriana Oliveira e Vinícius Delfino