A Nova Rede Social da Google

29/10/2011 12:35

Google lança Rede Social que para muitos se resume em um serviço que possui todas as utilidades de outras redes em uma só.

Após anos liderando a corrente virtual, o Orkut é ofuscado pelo Facebook, a nova potência da internet, e assim perdendo sua popularidade que ergueu ao longo desse período. Ao ver a Rede Social de Mark Zuckerberg vencendo a batalha com a rede do momento, a Google decidiu reagir e foi a luta. Criando o "Google Mais", um novo método de compartilhamento.

Depois de passar por testes e ter o acesso restrito somente a convidados, durante alguns meses, a Google libera para todos a sua nova página, que é uma integração de todos os serviços Google em um só espaço. Tornando o acesso ao GMail, Youtube, Google Search, Botão +1, GTalk, Picasa mais práticos e acessíveis ao público.

Além de possuir mais privacidade, o site inovou com a ideia dos "círculos", que unem as pessoas por um certo grau de afinidade, por grupos, tornando o compartilhamento mais parecido com o da vida real. Levando a impressão é de que todos os usuários fazem parte de uma grande rede e estão disponíveis para serem convidados a participar de grupos com afinidades comuns. Críticos argumentam que o "Google +" em alguns aspectos são praticamente semelhantes ao do Facebook, como o videochat.

Mesmo com grande pressão da alavancagem do Facebook no Brasil, a Google tenta voltar para o foco das redes sociais, já que ficou ausente durante um tempo nesse mercado com o Orkut, que só fez sucesso aqui no Brasil. A Google deseja inovar com o novo serviço que possibilta os usuários compartilharem links, comentários, fotos, jogos.

Com pouco tempo no mercado, pesquisa revela que o "Google +" já alcançou seus 40 milhões de usuários. Em entrevista, o executivo da Google diz que a sua equipe deseja mudar a comunicação online para que ela seja tão natural, enriquecedora e diversificada quanto nossas interações na vida real.


Professores responsáveis: Adriana Oliveira e Vinícius Delfino