É e não é

25/06/2012 15:45

 

 

Mitos e verdades que rondam os alimentos:

 

 Fonte:Késia Diego Quintaes

 

      Não se sabe ao certo como eles surgem, mas o fato é que os mitos nutricionais existem e se propagam com rapidez e eficiência. Alguns são embasados em pesquisas antigas, cujos resultados foram superados por outras mais recentes. Os mitos envolvem desde procedimentos ou combinações atem proibições ou atribuição de certas propriedades aos alimentos. Veja no quadro algumas das principais e mais tradicionais alegações, indicado se as mesmas representam efetivamente um mito ou não e, paralelamente, o que há de concreto referente ao assunto.

O que se diz

A realidade

Motivo

Suco de beterraba é bom para tratar anemia.

MITO

Apesar da coloração escura, a beterraba não apresenta nenhuma propriedade antianêmica ou que ajude no tratamento desta. Seu teor de ferro é desprezível, o mesmo acontecendo com a vitamina C, que é promotora de absorção de ferro no intestino.

Tomar água morna emagrece.

MITO

A água é por natureza isenta de energia. O fato de estar morna em nada altera essa ausência de calorias do produto. Adicionalmente, não é necessário que o organismo transfira calor a água, uma vez que, sendo morna, sua temperatura é similar á do organismo (36°C). Se a água estivesse fria, certamente alguma energia (calorias) seria transferida do organismo para ela, com a finalidade de igualá-la temperatura do corpo.

Manga com leite faz mal.

MITO

Esse é um mito antigo, oriundo da época da escravatura. A idéia de preservar o leite para os senhores criou o mito. A combinação desses alimentos não faz mal nenhum a saúde.

Comer bolacha de água e sal é bom parar quem deseja perder peso.      

MITO

 A quantidade de energia nas bolachas é elevada, embora o volume destas seja pequeno em função do baixo teor de água. Um pão francês equivale a apenas cinco bolachinas de água e sal. Além de tudo, as bolachinas têm baixo efeito na saciedade, levando a pessoa a comer mais.

Comer salada crua antes da refeição aumenta a sensação de saciedade  

VERDADE

      A salada crua auxilia no processo digestivo. Sua constituição exige mais de mastigação e, mastigar mais está relacionado com maior sensação de saciedade. Adicionalmente haverá menos espaço parar extrapolações posteriores, também contribuindo com menor ingestão de alimentos energéticos.

 

A carne é um alimento completo

MITO

Embora  a carne tenha proteínas de bom valor nutricional, ela é deficiente em carboidratos e em vitaminas, como a vitaminha C.

 

Comer em recipientes menores ajuda a emagrecer

VERDADE

O apelo visual dos recipientes pode sim contribuir para a maior ou menor ingestão energética. Estudo  feito com copos mostrou que menor quantidade de suco é consumida em copos alongados, em relação aos copos largos, sendo que a sensação fornecida aos consumidores que usaram os copos longos é de ter ingerido grande quantidade, enquanto os que consomem em copos largos sentem como se tivessem consumido pouco produto. Na prática, os copos alongados geralmente apresentam menor capacidade volumétrica em relação aos largos.

 

Miolo de pão francês engorda

TALVEZ

O pão francês é bastante difundido na cultura brasileira.  É sabido que a parte externa do pão francês (casca) apresenta amido com menor digestibilidade em relação ao miolo. Assim, comparativamente , a energia contida no miolo é mais bem incorporada pelo organismo em relação à casca do pão francês.

 

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Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino