Concurso de Redação do Senado Federal

23/09/2011 22:56

O Concurso de Redação do Senado Federal é um projeto de periodicidade anual, voltado para os alunos com idade de 16 a 19 anos, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas estaduais ou do Distrito Federal. Já em sua 4ª edição, lança o tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”, um convite à reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.

O processo de escolha das redações selecionará os melhores textos em três momentos: na escola, no estado e no país. Os alunos autores das redações escolhidas para representar o estado já são finalistas do Concurso. Esses 27 alunos viajarão à Brasília para participar do Projeto Jovem Senador, uma simulação da atividade legislativa que permitirá aos estudantes vivenciar o dia-a-dia dos senadores.

Para participar basta que a escola envie a redação escolhida para representá-la, manuscrita na folha com a logomarca do Concurso , à secretaria de Estadual de Educação, juntamente com o formulário de inscrição até o dia 30 de setembro de 2011. Podem participar do concurso alunos de todas as escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio e tenham idade de 16 a 19 anos. • Tira dúvida: a faixa etária de 16 a 19 anos, considera a idade até o dia 21/10/2011.

Caso você tenha esse perfil, converse com seus professores!

Além disso, os 27 finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e a publicação da redação em um livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros lugares serão presenteadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição. As Secretarias de Educação dos três primeiros colocados também ganharão livros produzidos pelo Senado Federal para compor seu acervo.


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino