Batalha dos Sexos

12/07/2012 16:46

 

Por um extenso período, as mulheres e os homens, tiveram cada um determinadas atividades, funções e obrigações distintas. Era inaceitável, nesta época, que homens e mulheres cumprissem tarefas atribuídas ao sexo oposto. Entretanto, a Primeira Guerra Mundial modificou o cenário dos papéis de acordo com o sexo, e propiciou o início de uma nova era, da permutação das funções.

A Grande Guerra foi o período em que as mulheres saíram de casa e foram à luta, pois, como os homens foram convocados a se aliarem ao exército, suas mulheres e seus filhos os substituíram nas fábricas. Foi o fim do padrão exigido e posto desde os tempos remotos, que as meninas deviam usar somente o rosa e os meninos apenas azul.

Assim, deu-se início à nova configuração da sociedade. Contudo, no mundo contemporâneo, os homens ocupam cargos que, há tempos atrás, exigiam apenas mulheres, e vice-versa. Mesmo com uma população menos preconceituosa à inversão de atividades, ainda nota-se a pequena diferença de salário, entre o sexo masculino e feminino.

Portanto, ainda que certas desigualdades, quanto ao cargo ocupado e ao salário recebido, possam permanecer, pode-se afirmar que muito foi conquistado e almejado por ambos os sexos.

Por: Vinícius Delfino 

 


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino