História do bairro Coronel Borges
Morador do bairro Coronel Borges, no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, há mais de 70 anos, ajudou-nos a desenvolver uma linha do tempo contando a história do bairro.
- Coronel Borges : primeiro morador; Na época tinha muitos escravos e uma grande parte do bairro Celº Borges e do bairro São Luiz Gonzaga era floresta que pertenciam a família Borges . Todos os filhos e netos do coronel já faleceram , e a maior parte das terras da família foram dominadas. Sua filha Sanzinha se casou com Francisco Athayde , hoje nome dado á uma rua.
- A região onde setá situado o bairro até o Itabira era propriedade da família Borges.
- Primeira Rua : Coronel Borges.
- Na rua Targino Athayde localizava -se o lixão da cidade.
- Na rua Capital Sabino localizava-se o campo de futebol que teve início de construção em 1937 , e só ficou pronto 55 anos após.
- O casarão da família Borges tem mais de 100 anos, que após a morte do coronel se tornou da família Athayde (por causa do genro do coronel).
- A primeira igreja foi construída com a ajuda de toda a comunidade católica.A força maior veio das famílias : Sartório, Calezani e Caprini (as famílias poderosas da época). Cada janela que uma família doava para a igreja era gravado o nome da família.
- Da creche "CEI Olga Dias " até o posto de gasolina era lagoa.
- Perto do campo de areia ,situava-se a Cerâmica São Bento.
- A maior enchente foi em 1939 (segundo o Srº Onenzio), a segunda maior foi em 1958 ,que chegou aos 50 cm no pára-peito da casa do Srº Onenzio , e a terceira maior foi em 2010.