A História da Escola
A Escola “Professor Francisco Coelho Ávila Junior” foi inaugurada em 17 de fevereiro de mil novecentos e setenta e cinco (1965), pelo convênio MEC/PREMEM, seguindo o modelo das escolas polivalentes, localizada à Rua Pedro Silvan, s/nº, bairro Coronel Borges. No dia 30 de Junho de 1975 teve início o primeiro ano letivo da escola e em 1977formou-se a primeira turma com alunos da 6ª Série. Com o passar dos anos outras séries também foram atendidas.
No ano de 2001, foi implantado na escola o Ensino Médio, sob a direção da Orientadora Educacional OE Tânia Mara Silva Gonçalves, passando assim a escola a ser denominada EEEFM “Professor Francisco Coelho Ávila Junior”. Em 2016 a escola faz adesão ao Programa “Escola de Tempo Integral”, uma política pública estadual voltada para a implantação da educação em tempo integral nas escolas da rede estadual, quando passou a ser denominada, Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) “Francisco Coelho Ávila Júnior”.
Mais do que uma mudança no nome, a escola adota um novo modelo pedagógico, fundamentado no modelo da Escola da Escolha, criado no estado de Pernambuco em 2004 e adotado como o modelo de escola de tempo integral também no estado do Espírito Santo. Esse modelo está centralizado no estudante e no seu projeto de vida, voltado para uma Formação Acadêmica de Excelência, Formação para a Vida e Formação de Competências para o século XXI. Tem como base os princípios educativos do Protagonismo, os 4 Pilares da Educação (Aprender a Conhecer, a Fazer, a Conviver e a Ser), A Pedagogia da Presença e a Educação Interdimensional, que norteiam todas as ações desenvolvidas pela equipe de profissionais da escola.
Inserção local
O município de Cachoeiro de Itapemirim, onde está instalado o CEEFMTI “Francisco Coelho Ávila Júnior”, é o maior e mais populoso do sul do estado do Espírito Santo. Embora seja relevante em termos de polarização de serviços e população, o município é um dos últimos colocados do estado em termos de arrecadação per capta, ou seja, a arrecadação de recursos do município é baixa em relação ao seu quantitativo populacional. Apesar do quadro, Cachoeiro de Itapemirim não apresenta índices de pobreza relativa destacados em nível estadual, assim como os índices de violência letal e outros permanecem em patamares razoáveis, estabilizados, proporcionalmente mais baixos do que os de cidades capixabas de mesmo porte e mesmo maiores. O bairro Coronel Borges, onde a escola está fisicamente instalada, é de ocupação antiga, embora se encontre nos limites da malha urbana do município. Há um comércio próprio de bairro (farmácias, mercados de tamanho médio, loja de materiais de construção etc.), além de algumas empresas prestadoras de serviços, como escritórios de advocacia, oficinas mecânicas, posto de gasolina e o 9º Batalhão da Polícia Militar. Algumas áreas nos limites do bairro apresentam condições de moradia precárias, indicando maior incidência de pobreza relativa, assim como algumas áreas limítrofes de bairros no entorno do bairro onde a escola.
Chama a atenção, que a partir das mudanças resultantes da adesão da escola ao programa “Escola de Tempo Integral”, públicos de diversos bairros de nossa cidade, e também do interior, passaram a ser atendidos pela instituição educacional, assim como estudantes oriundos de escolas particulares. A possibilidade de ampliação da organização curricular possibilitou a oportunidade de enriquecer o currículo com temas diversificados e complementares, vem atraindo famílias e estudantes interessados em uma educação de melhor qualidade e despertando o interesse das famílias, que em função da crise econômica, precisaram buscar soluções economicamente viáveis para manter a qualidade da educação de seus filhos. Apesar dessa perceptível expansão do público atendido pela escola, parte significativa dos estudantes ainda é de bairros mais próximos ao local onde a escola está instalada.
A equipe escolar foi formada a partir de um processo seletivo, compondo uma equipe pedagógica e uma equipe gestora. A escola conta com 31 professores, 04 cuidadoras e uma pedagoga. A equipe de gestão é composta por: Diretor, Coordenadora Pedagógica, Coordenadora Administrativo-financeira / Coordenador de Secretaria(CASF). O quadro administrativo é formado por auxiliares de secretaria e apoios no pátio.Enquanto o quadro de colaboradores é formado por 06 auxiliares de serviços gerais, 04 merendeiras e 04 vigilantes, com um número de 550 alunos matriculados e frequentando.
Fonte: texto cedido pela gestão da escola.