Redação ENEM 2011

26/10/2011 19:01

A prova de Redação do Enem 2011 não trouxe nenhuma inovação nem quanto ao gênero textual exigido ( o dissertativo ), nem quanto ao tipo de tema proposto. Dificilmente um candidato não conseguiria discorrer sobre o assunto, uma vez que ele está presente nas discussões sobre as mudanças de comportamento atuais. Também como nos anos anteriores, as coletâneas ajudaram o candidato a ter uma visão muito clara do tema proposto.

A única armadilha desse tipo de tema é a indução ao senso comum. Por isso o candidato que procurou utilizar um painel histórico para mostrar os meios de comunicação criados pelo homem, ou fazer comparações entre as mudanças comportamentais ocasionadas pela invenção da TV em comparação às da Internet, ou discorreu sobre o cyberbullying, ou o problema da falta de privacidade nos tempos modernos certamente terá uma nota mais elevada em relação aos demais. Claro que existem outros fatores que poderiam ser explorados, mas esses nos parecem bem pertinentes.

Na conclusão, além de elencar propostas coerentes com o desenvolvimento escolhido, aquele que apresentou maneiras de utilização das redes sociais de forma ética, saudável e com parcimônia levando a reflexões sociais e cidadãs, bem "à moda" do Enem, chegará bem perto do ideal.

fonte: www.educacional.com.br


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino