Prevenção e cuidados no inverno

24/09/2011 12:41

Todo ano, por volta de 21 de junho até o fim do mês de setembro, começa o inverno no hemisfério Sul, e com a chegada da estação mais fria do ano são necessários alguns cuidados com a saúde, principalmente das crianças e idosos. A queda de temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar, e ventos frios são os principais causadores de problemas. Gripes, resfriados, alergias, todas essas doenças vem à tona nessa estação. 

Certos cuidados são necessários quando o inverno chega, e entre eles, evitar permanecer em lugares úmidos, fechados, lidar com papéis, livros e outros objetos que ficaram guardados por muito tempo, devido ao acúmulo de poeira, manter arejado os ambientes, livre de poeira e outras formas de sujeira, e antes de usar as roupas de inverno, colocá-las no sol e evitar animais dentro de ambientes fechados. 

Usar creme hidratante para a pele e evitar confinamentos, proteção corpórea contra baixas temperaturas e manter a pele integra, e se possível utilizar humidificador nos ambientes. 

   É necessário evitar locais fechados onde haja pessoas com doenças infecto-contagiosas pela facilidade de transmissão de doenças respiratórias. 

    A alimentação também merece cuidados. É imprescindível que a ingestão de alimentos seja moderada e que se tome muito cuidado com alimentos muito calóricos e no aumento da deglutição. O consumo de líquidos deve ocorrem na mesma freqüência que ocorre no verão, pois o corpo deve sempre estar hidratado. 

    Em relação às crianças devem ser tomados cuidados com lugares fechados pela facilidade de doenças respiratórias, e em relação aos idosos o aquecimento é imprescindível, devido a doenças circulatórias e a manter-se sempre agasalhado por causa da oxigenação nas extremidades. 

 

Por Adriana Rezende Bighi (farmacêutica da Drogaria Consolação e Professora do Ávila Júnior 

 


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino