Os Adolescentes nas Redes Sociais

26/09/2011 09:58

 

Em só um dia, muitos adolescentes iniciam sua vida digital entrando em alguma das diversas redes sociais presentes na internet. Ainda mais que qualquer indíviduo pode ter acesso ás redes. Um risco que multiplica para os jovens que navegam no mundo virtual. E você quer saber até onde os adolescentes podem ir nesse universo das redes sociais?

 

As redes sociais ganham cada vez mais a preferência dos adolescentes por vários motivos óbvios. Nelas eles podem criar o seu próprio perfil na internet, deixando sua marca, podem compartilhar fotos, vídeos, dados, e assuntos pessoais que por alguns instantes viram públicos. E sem imaginar o perigo pode está por trás de um perfil falso com uma foto atraente que chamam os adolescentes que adicionam só pela imagem do perfil, mesmo sem nem fazer ideia de quem verdadeiramente está por trás. 

Numa simples clicada no mouse algum adolescente sem saber pode está divulgando informações que lhe colocam em risco, fotos que podem ser usadas por outras pessoas para criar um perfil falso. Um “amigo” no Orkut ou no Facebook que aproveita de sua inocência para armar qualquer situação perigosa, e colocando sua próoria vida em risco.

 

Estas ameaças são reais principalmente para quem não tem noção desses perigos e que acredita que é perfeitamente seguro partilhar informações pessoais nas redes sociais, deixando-as visíveis para qualquer utilizador da Internet. 

Um perigo constante na internet e que sempre está em evidência por conta das mídias são os casos de pedofilia que aumenta diariamente, ainda mais com cada vez mais crianças e adolescentes sem nenhuma noção se relaciona com os mais conhecidos de “fakes” os famosos perfis falsos com fotos “maravilhosas”, mas que qualquer um pode se passar por aquela pessoa na foto. 

Portanto é muito importante, os pais ficarem sempre observando o que seus filhos tanto fazem na frente do computador, e principalmente nas redes sociais a atenção deve ser redobrada, ainda mais com a multiplicação de usuários. Perigo e pessoas com más intenções podem está escondido no resto que aparenta ser mais inocente.


Professores responsáveis: Adriana Oliveira e Vinícius Delfino