O que é e quais os sintomas da conjuntivite?

24/09/2011 12:43

Milhares de pessoas sofrem com a conjuntivite, sendo esta uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reverte a parte da frente do globo ocular. Apesar de ser um problema comum, na maioria das vezes de fácil tratamento e cura, incomoda pelo fato de que causa uma grande irritação na visão.

O branco do olho, a esclera, é coberta por uma película fina e normalmente possui pequenos vasos sanguíneos em seu interior, quando a conjuntiva se irrita ou inflama os vasos sanguíneos que abastecem alargam-se e tornam-se muito mais proeminentes causando um vermelhidão.

Quando a conjuntivite aparece depois do contato com um agente químico já é do tipo causado por pó ou perfume, recebe o nome de alérgica, as duas variações da doença provocam, principalmente coceira e não é transmitida por contato, podendo ainda ser viral ou bacteriana.

As virais são as mais frequentes, sendo as causas de epidemias a contaminação do olho com bactérias ou vírus se dá por transmissão dos mesmos pelas mãos, por toalhas, cosméticos ou uso prolongado de lentes de contato. Os irritantes causadores de conjuntivite são a poluição do ar, fumaça, sabão, sabonetes, maquiagens, cloros, produtos de limpeza e outros.

Em geral a conjuntivite se caracteriza por ardência e coceira na região ocular, causando uma sensação de corpo estranho como areia ou ciscos nos olhos, ficando vermelhos e sensíveis, principalmente à claridade. Para combater uma epidemia é importante que as pessoas tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio. Para prevenir a transmissão quando estiver doente deverá lavar a mão com freqüência o rosto e as mãos, não compartilhe toalhas de rosto, não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, evite de coçar os olhos para diminuir a irritação, entre outros.

 

Fonte: http://www.blogers.com.br/o-que-e-e-os-sintomas-da-conjuntivite/

Por Patricia S. Secco (Professora de Ciências 6ª, 7ª e 8ª série - Vespertino)


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino