MEC quer aumentar tempo que aluno fica na escola

23/09/2011 23:32

Estão sendo analisadas as possibilidades de aumentar a carga horária diária ou ampliar o número de dias letivos

Você acha que passa muito tempo na escola? Então, prepare-se! O Ministério da Educação (MEC), junto com entidades do setor da educação, estudam aumentar o tempo que os alunos ficam na escola. Estão sendo analisadas duas possibilidades: elevar a carga horária diária, que hoje é de quatro horas, ou ampliar o número de dias letivos, que atualmente é de 200 dias.



A proposta de mudança foi anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Na ocasião, Haddad informou que hoje os estudantes ficam 800 horas por ano na sala de aula, uma carga horária considerada baixa.

Para manter o estudante mais tempo na escola, Haddad avalia antecipar a meta de ter metade das escolas públicas funcionando em regime integral, prevista para ser cumprida até 2020. Outra proposta é acrescentar 20 dias ao ano letivo, de 200 para 220.

O estudo está sendo feito em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto ao Congresso.

*Com informações da Agência Brasil

fonte: guiadoestudante.abril.com.br 


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino