Ifes abre inscrições para Processo Seletivo de Cursos Técnicos

24/09/2011 10:59

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes abre inscrições para 533 vagas de cursos técnicos para o segundo semestre de 2011. As inscrições vão de 9 a 31 de maio. Os candidatos poderão ser inscrever para cursos Técnicos dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Linhares, Piúma, São Mateus, Serra e Vitória.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ifes.edu.br ou via ficha de inscrição nos campi do Ifes. A taxa de inscrição é de R$51. As provas serão aplicadas no dia 12 de junho, das 9 às 13 horas. O edital completo está disponível no site do Ifes.

Para participar do processo seletivo para cursos Técnicos o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou pode estar cursando a 3ª série do Ensino Médio, sem dependência.

Isenção
A isenção da taxa de inscrição poderá ser requerida no ato da inscrição, no período de 16 a 20 de maio. Tem direito à solicitação de isenção:
- o candidato que estudou pelo menos cinco anos em estabelecimento da rede pública de ensino, sendo no mínimo três anos do ensino médio (1º ao 3º ano) e no mínimo dois anos do ensino fundamental.
- o candidato que estudou o equivalente a pelo menos cinco anos através de exames supletivos ou curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino e comprove a aprovação final, até a data do pedido de isenção, em no mínimo quatro disciplinas, incluindo, dentre elas, obrigatoriamente Português e Matemática.
- o candidato que estudou pelo menos cinco anos em estabelecimento particular de ensino como aluno bolsista em função de carência socioeconômica, sendo no mínimo três anos do ensino médio (1º ao 3º ano) e no mínimo dois anos do ensino fundamental.

Proeja
O Ifes também oferece vagas para os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, por meio de outro edital. São 105 vagas para os ingressantes do 1º período e 90 vagas remanescentes. Os cursos são ofertados nos campi Colatina e Vitória.

O período de inscrição também será de 9 a 31 de maio, e não será cobrada taxa de inscrição para o preenchimento dessas vagas. A prova de seleção será aplicada no dia 12 de junho, das 9 às 13 horas.

Para participar do processo seletivo do Proeja, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos:

Proeja - INGRESSANTES DO 1º PERÍODO
- possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até o dia da matrícula;
- ter idade mínima de 18 anos ou a completar até o dia da matrícula;
- Não ter concluído o Ensino Médio.

Proeja – VAGAS REMANESCENTES
- possuir o Ensino Médio completo ou concluí-lo até o dia da matrícula;
- ter idade mínima de 18 anos ou a completar até o dia da matrícula. 

Confira o edital para Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Concomitantes.
Confira o edital para Processo Seletivo dos Cursos Técnicos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA .

fonte: www.ifes.edu.br


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino