Feras Capixabas

27/09/2011 09:40

 

     Nosso estado tem suas belezas culturais, como a culinária, artesanato, e com certeza a música, que é muito conhecida. Temos um destaque que vem diretamente do norte do estado, a banda Casaca, que se tornou um ícone da música capixaba. O nome da banda veio por meio de um instrumento utilizado pelos capixabas do norte do estado (a casaca), que possui certas fendas no corpo, que utilizando um palito de bambu é possível obter certa sonoridade muito agradável e melódica. A banda surgiu no início do ano de 2000, com ex-integrantes do grupo Kalangocongo, o gênero musical utilizado por eles é bem distinto, é uma mistura de congo, rock e reggae.
            Os seus integrantes são: Renato Casanova, Marcinho (Marcio Xavier), Jura Fernandes, Piriquito, Flavinho, Vinicius Gaudio, Jean, Thiago Grillo, Augusto Galvêas. Suas músicas trazem à tona toda uma beleza única, a qual só pode ser encontrada no nosso estado. Essas feras capixabas têm como alguns de seus sucessos as seguintes músicas: Ilha, Barra, Marina, Perdão, Ondas do Barrão, Vidraça e Sereia.
            É dos capixabas a canção que despertou o robô da NASA Spirit em Marte em 11 de Janeiro de 2004. Essa canção foi parar em Marte por causa de um engenheiro da NASA que é capixaba e fã da banda. Em 2010, a banda Casaca completou 10 anos de carreira, e lançou o álbum Tempo (EP) que já vendeu 10.000 cópias.
            Com seis meses incompletos lançaram o seu primeiro álbum, No tambor, na casaca, na guitarra, que bateu o recorde de 55 mil cópias vendidas, fato inédito para o mercado fonográfico capixaba. Mesmo sendo um álbum independente, conseguiu ficar nas listas dos mais vendidos nas lojas do estado. As canções de maior sucesso foram "Sereia" e "Ondas do Barrão" que fala da cultura regional. Essa banda é uma prova de que o Espírito Santo é um lugar onde a música também faz a diferença em nosso meio.
              Várias bandas também vêm se destacando no nosso estado, apesar da variedade de estilos, elas têm feito muito sucesso entre os capixabas e com o restante do nosso país. E esses capixabas merecem todo o respeito no meio musical, e em qualquer outro meio. Ta aí uma dica de banda que vale a pena ouvir suas músicas, que mistura o amor com as belezas naturais, e estilos musicais distintos e que deram resultados satisfatórios aos integrantes da banda, que estão de parabéns, pois seu trabalho conseguiu alcançar todas as expectativas.

Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino