Estudantes protestam no Facebook e pedem cancelamento do Enem

28/10/2011 18:54

Maior marcha até agora está prevista para 13 de novembro, no Rio de Janeiro

Estudantes de todo o Brasil criaram eventos no Facebook para protestar contra os problemas do Enem 2011. O mais popular até agora, "Protesto contra o Vexame Nacional do Ensino Médio", acontece no Rio de Janeiro e já tem mais de 5.600 inscritos. A marcha está marcada para 13 de novembro, a partir das 10h.

Diz a mensagem do evento, em letras garrafais: "Queremos a volta dos vestibulares individuais de cada universidade e o uso do Enem apenas para a avaliação do Ensino Médio". A ação foi criada por três pessoas: Breno Avelheda, Isabella Pilar e Raphael Noronha.

Ainda há eventos de mesmo nome marcados para outras cidades, como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói. Em Porto Alegre, por exemplo, mais de 1500 já estão confirmados.

Petição online recolhe assinaturas para acabar com o Enem

Uma petição pública também foi criada pedindo o fim da prova, com o título "Abaixo-assinado ENEM para todos ou para ninguém". O texto cita o fato de 2011 ser o terceiro ano consecutivo que tem problemas com o exame e diz que é um desrespeito com todos os estudantes que tentam entrar na universidade ou usam a prova para outros fins.

"Em se tratando de educação é de suma importância que haja justiça, ainda que seja facultativa a opção de refazer o exame, os cidadãos que sentiram-se prejudicados têm seu direito garantido por lei. Se não há organização para o processo seletivo, que haja respeito com quem dele participa", diz.

Entenda o caso
Após a aplicação da prova no último fim de semana (22 e 23 de outubro), constatou-se que o Colégio Christus, de Fortaleza, fizera um
simulado com seus estudantes duas semanas antes do exame onde havia 14 questões idênticas a da prova oficial. O Ministério da Educação cancelou a prova dos 639 estudantes do colégio que fizeram a prova. O colégio irá recorrer da decisão.

fonte: guiadoestudante.abril.com.br


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino