Dicas de bem estar e saúde

24/09/2011 12:49

1.  Pratique o auto-respeito e auto-amor, que se reforçam mutuamente. Com estes sentimentos, você vai tratar você e os outros com o maior respeito. Encontrar amigos que apoiem o seu crescimento e tenha uma vida com hábitos saudáveis.

 

2. Uma auto-terapia ou terapia com um profissional especializado ajuda a curar feridas do passado e as fontes de comportamento destrutivo. Estes podem ser o fumo, álcool ou drogas, ou agindo em relação aos outros com sentimentos de frustração e raiva. Lembre-se que pode haver também um componente bioquímico de comportamentos destrutivos. 

3. Observe bem suas relações pessoais para evitar argumentos viciosos ou violentos que podem separá-lo ainda mais de seus entes queridos e que possam causar danos emocionais.

 

4. Aprenda a ouvir completamente, antes de responder, é uma atitude importante nos conflitos. Saiba a diferença entre reação e resposta.

 

5. Uma diretriz fundamental nas relações pessoais: "Não diga coisas na hora da raiva." Lembre-se que as palavras podem ferir profundamente. Aprenda a expressar sua raiva com segurança e formas não-nocivas; raiva bem canalizada pode ser um professor para ajudar na sua cura. Quando você sentir raiva, coloque para fora através da atividade física, e não em seus relacionamentos, e discuta os seus problemas por meio da comunicação construtiva.


6. Comer uma dieta equilibrada com alimentos de boa qualidade, tais como legumes, cereais integrais, legumes e frutas. Evite alimentos que causam sintomas que reagem de forma a afetar o seu humor. Tente quebrar os hábitos alimentares / abusos, especialmente para alimentos  como o açúcar, o chocolate, a cafeína, álcool, e para muitas  produtos derivados do trigo. Controle o índice glicêmico  uma vez que uma dieta baixa em açúcares pode desestabilizar o humor.

 

7. Exercite-se regularmente com um programa equilibrado, que inclui alongamento de flexibilidade, resistência aeróbica e levantamento de peso para a força. Isto pode ajudar a reduzir peso corporal, pressão arterial e colesterol. E o exercício faz seu corpo, mente e coração feliz, e é uma boa prevenção para a depressão. 

 

8. Suplementos nutricionais para apoiar o bem-estar emocional incluem os ácidos gordos essenciais, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio para relaxar o corpo e os músculos, a raiz do valerian kava melhoram a ansiedade e proporciona um sono melhor.


9.  Aprender a gerir o seu stress e comunicar seus sentimentos de uma forma segura e não agressiva. Pratique o perdão e siga em frente na sua vida, fique ciente de que você aprendeu em suas experiências de vida (para evitar a repetição de erros no comportamento). 
Identificar suas questões-chave, criar afirmações positivas, e praticá-los diariamente. Os exemplos poderiam ser:

"Eu sou uma pessoa carinhosa e mereço o amor." Ou, "Estou feliz e saudável, fisicamente e emocionalmente.

10.  Desenvolver estreitas relações pessoais com pessoas que você pode contar como apoio. Continue a expandir a sua capacidade de dar e receber em suas amizades e relações amorosas e deixe suas emoções voar livre no vento. Dê-se permissão para viver com paixão e espontaneidade.

 

Fonte: http://corpo-saude.wmnett.com.br/dicas-bem-estar.html

Por Patricia S. Secco (Professora de Ciências 6ª, 7ª e 8ª série - Vespertino)


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino