Corpus Christi

27/09/2011 07:26

 

Irei fazer um comentário sobre uma das festas de tradição católica de suma importância para os seus fiéis

De acordo com os estudos realizados,o nome  origina-se do latim e significa o Corpo de Cristo.Em todos os lugares a festa tem por objetivo anunciar o ministério da eucaristia,um dos sacramentos da Igreja Católica.Tido então, como o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. 

Este entendimento se deve a passagem bíblica que narra a última ceia de Jesus com os seus apóstolos, quando o mesmo mandou que comessem e bebessem em memória dele.Contudo, no conceito católico há o entendimento de que esses elementos se transformariam em corpo e sangue de Jesus. 

 

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.Por que a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue  verdadeiramente bebida.O que come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele.” Jô.6.55 – 59.

A eucaristia, creio que deve ser um momento de reflexão entre os cristãos católicos.Momento este, onde a certeza de que Jesus estará sempre conosco deve ser revelada aos nossos corações em toda e qualquer circunstância de nossas vidas. 

A festa eucarística, ganhou contorno mundial através do papa Urbano IV que através da Bula Papal em 1264 “  "Trasnsiturus de hoc mundo",permitiu que esta celebração fosse de um grande acontecimento em toda igreja .Sendo então o escritor dos textos litúrgicos, o renomado teólogo Santo Tomás de Aquino. 

Contudo, em terras brasileiras segundo alguns teólogos, teve início no Séc. XX a partir da capital Brasília, mas ganhou notoriamente “força” com a tradição de enfeitar as ruas, que surgiu na bela cidade histórica de Minas gerais, Ouro Preto. 

Para os fíéis católicos, a celebração deve ocorrer sob algumas práticas devocionais, tais como: procissão , missas e adoração. Com o passar dos anos, a festa eucarística ganhou novos métodos de adoração e celebração ao sacramento. A Exemplo  disso, é a belíssima festa dos tapetes realizada na cidade de Castelo no estado do ES.Festa esta, que já ganhou o mundo, com as belas mensagens transcritas e iconográficas abordando diferentes temas da sociedade.Procurando sempre levar o ser humano a uma reflexão sobre a sua vida com Deus e o meio em que vive. 

Abraços fraternos, 

Prof° Everton


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino