As Profissões mais concorridas do Vestibular

16/10/2011 13:48

Não importa para qual carreira ou faculdade você está prestando vestibular. O vestibular é quase sempre bastante concorrido. As carreiras mais tradicionais como direito,  engenharia ou medicina continuam bastante disputadas, mas você sabia por exemplo que Gastronomia é um dos cursos mais concorridos atualmente? 

Assim como acontece com ações nas bolsas de valores, o interesse por cursos também ocila e muitas vezes um curso que estava em grande destaque há alguns anos, hoje não chama mais tanto a atenção dos estudantes. Alguns cursos são até extintos ou remodelados para atender as necessidades do mercado, afinal, este é um dos princiais objetivos de uma universidade; preparar o estudante para o mercado de trabalho e tornar-lo em um profissional qualificado.

O Mundo Vestibular analisou a relação candidato/vaga das mais concorridas universidades do Brasil e criou a lista das profissões mais concorridas do vestibular. Veja se a carreira para qual você quer prestar está na lista.


As Profissões mais Concorridas do Vestibular.


Medicina

Medicina continua sendo a carreira mais concorrida em quae todos os vestibulares. A alta demanda por profissionais no mercado faz com que a medicina seja uma carreira que proporcione garantia de colocação no mercado após a conclusão do curso. 

Enfermagem

Há um crescimento não apenas nacional, mas mundial na demanda por enfermeiros. Em países com os Estados Unidos e a Austrália a demanda é tão alta que o desemprego para profissionais desta área é praticamente zero. No Brasil o profissional de enfermagem tem alcançado cada vez mais destaque e reconhecimento profissional. Os salários para enfermeiros também estão em alta.

Audiovisual

Audiovisual é conhecida por ser uma carreira de difícil colocação profissional, contudo a procura pelo curso se mantém alta a cada ano.

Gastronomia

Foi-se o tempo em que um chef se formava na cozinha de um restaurante. Gastronomia não se tornou apenas um curso para quem gosta de cozinhar, mas uma graduação fundamental para quem hoje deseja se especializar no setor e trabalhar nas cozinhas de hotéis e restaurantes. Gastronomia é atualmente o curso mais concorrido da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das únicas universidades públicas que oferece esta graduação. Contudo, mesmo em faculdades particulares gastronomia é um dos cursos mais concorridos.

Administração

Administração continua sendo um curso com alta procura. O aquecimento da economia brasileira tem aumentado a demanda por administradores no mercado.

Ciências da Computação

Há pouco mais de dez anos era difícil encontrar candidatos para vagas em cursos relacionados à infromática e a maioria dos profissionais do setor vinham de áreas como engenharia elétrica, mecatrônica e até física. Hoje esta realidade mudou. O curso de ciências da computacão oferece ao estudante todos os recursos necessários para se tornar um profissional de informática e tem se tornado fundamental para quem trabalha nessa área.

Comunicação Social

Comunicação Social é um curso bastante tadicional que é reinventado a cada dez anos. Com o advento da internet e da infromática a profissão sofreu uma significativa mudança que refletiu no ensino superior para esta carreira. Por se manter uma carreira sempre dinâmica e atualizada, Comunicação Social continua sendo um dos cursos mais concorridos e que mais cativa vestibulandos de todo país.

Relações Internacionais

A globalização aumentou a demanda por profissionais de relações Internacionais e comércio exterior nas empresas. Antes o profissional de relações internacionais tinha opções mais limitadas de emprego com a maior demanda vindo de cargos públicos. Hoje este profissional pode trabalhar em diversos setores, inclusive não se limitando ao território nacional. Além de ser uma profissão bastante concorrida, a carreira tem experimentado um aumento na procura a cada ano.

Fonte: mundovestibular.com.br


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino