Aluna de escola estadual de Cachoeiro vence o Concurso Centenário Newton Braga

23/09/2011 23:34

fonte: viaes.com.br

Como premiação, ela ganhou uma viagem a São Paulo, para conhecer o Museu da Língua Portuguesa

 
Icon
 

 

 

 

No ano em que se comemora o centenário de nascimento do poeta Newton Braga, a aluna Loren Cristina Vasconcelos, da Escola Estadual Francisco Coelho Ávila Júnior, recebeu o prêmio de melhor conto, do Concurso Newton Braga, realizado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O concurso foi aberto à participação de todas as escolas da rede pública e particular do município.

A gestora Shirlene Mara Penedo afirma que a escola já estava desenvolvendo trabalhos literários com os alunos e, com isso a seleção do material para o concurso foi facilitada. “Consideramos importante para a educação o desenvolvimento da leitura, assim, aproveitando as comemorações pelo centenário, realizamos vários trabalhos”, destaca.

Dentre os trabalhos desenvolvidos, a escola selecionou para o concurso o conto ‘Ilusoriamente. Mulher’, da aluna Loren Cristina, de 15 anos de idade. “Foi uma surpresa para nós a vitória dela, pois tínhamos sido avisados apenas sobre a classificação. Na sessão realizada no teatro municipal, pudemos comemorar o primeiro lugar”, conta orgulhosa Shirlene Penedo.

Orgulho também sentiu a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Adriana Silva de Oliveira. “Concorremos com mais 15 escolas, então é gratificante festejar a vitória de uma aluna, que ainda adolescente já tem gosto e talento pela leitura e literatura”, ressalta.

A aluna vencedora transfere os méritos para a instituição onde estuda. “Nossa escola se dedicou muito e realizou muitos trabalhos, então achei muito legal ter ganhado”, conta. Loren publica uma coluna no jornal on line da escola, onde fala sobre temas da atualidade. Com o centenário de nascimento do poeta, pesquisou sua biografia e se inspirou para escrever o conto vencedor.

Como premiação, ela ganhou uma viagem a São Paulo, para conhecer o Museu da Língua Portuguesa. “Já tinha visto esse museu pela televisão e queria muito ir lá conhecer, vai ser divertido”, afirma Loren.

 


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino