Relato

 

Relato –Mais Tempo na escola-Profª Flávia

 

   Tema – Planeta Terra – Nosso Tesouro

 

Atividade – Aula de campo à Estação de Tratamento de Água e Esgoto

                                        Área de conhecimento - Ciências da Natureza

 A partir da leitura do livro “Caça ao tesouro – Uma viagem ecológica”, que retrata os efeitos das ações do homem no Meio Ambiente, os alunos adquiriram conhecimentos sobre a necessidade da preservação da natureza, pois verificaram ações predatórias referentes ao desmatamento e queimadas, extrativismo de recursos naturais finitos, poluição da água, do ar e solo.

Em outro momento, como ponto de culminância das aulas, realizamos uma aula de campo às Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE), possibilitando, de forma real, um despertar da necessidade de não poluir a água dos rios, que são os mananciais de onde a água é coletada para o tratamento e, também, as ações que devem ser praticadas diariamente para a redução de resíduos sólidos que são lançados no esgoto diariamente.

 

Resultados obtidos

Os alunos ficaram surpreendidos e sensibilizados em perceberem o trabalho que é realizado para que a água chegue às suas casas no estado adequado para uso e perceberam, então, a necessidade de preservar e não poluir os mananciais. Além disso, viram como “aquele” papelzinho de bala que é jogado na rua, torna-se uma agravante em relação às enchentes, já que esse lixo jogado em locais indevidos entope os bueiros destinados ao escoamento da água das chuvas. Sendo assim, o assunto/tema da aula “Planeta Terra – Nosso Tesouro” foi explorado de forma rica e significativa com nossos alunos.

 

 

RELATO DA APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO 3º m 01-Profª Angela Samora

 

A peça ( uma Pantomima é um teatro gestual) apresentada no dia 16/9/2011,na EEEFM Profº Francisco Coelho Ávila Júnior,fez parte do projeto  Família na Escola,cujo o tema foi  “Resgatando uma alma”.Com a participação dos alunos do matutino.

A peça retrata os motivos pelos quais os jovens estão se afastando de DEUS... As drogas, as más companhias, o álcool, o desejo de ser perfeito, o namoro precoce com certas liberdades. Tudo isso influência e leva o jovem a morte, às vezes a morte espiritual, alguns jovens chegam à morte física.

A personagem principal é criada por Deus ,mas acaba se perdendo,fica confusa e se envolve num mundo obscuro. Entretanto Deus sendo misericordioso e compassivo não desiste dela. No final ela acaba enxergando seu Criador e se lança em busca dos braços protetores do Pai. A força do mal tenta impedi-la ,mas Deus a liberta da escuridão e da morte.

A mensagem passada aos pais presentes foi para que não desistam de seus filhos nunca. Orientá-los para que não se afastem daquilo que é bom e saudável: seja  a família , a escola ,religião, bons amigos , Lutar por eles agora para que amanhã não acordem em sofrimento...

 

 

 

 

 


Professora: Adriana Oliveira / Desing: Vinícius Delfino